O início da pandemia mudou hábitos e costumes na vida de muitas pessoas: foi preciso se adaptar a novos itens que começaram a fazer parte do vestuário de todos – as máscaras.
O grande volume desses materiais sendo utilizados para proteção e redução da disseminação do covid-19, após 1 ano e meio de pandemia, demonstra o quão importante é a realização do descarte correto desses materiais, tanto para evitar a contaminação, quanto para a proteção do meio ambiente.
Cuidar e proteger a vida também é proteger o meio ambiente. Para que isso seja possível, alguns cuidados extras no descarte de máscaras e materiais utilizados na prevenção ao Covid-19 devem ser tomados:

No caso de máscaras descartáveis ou no descarte de máscaras reutilizáveis:

  1. Lave as mãos antes de tirar a máscara.
  2. Retire-a segurando apenas o elástico, evitando tocar na parte da frente da máscara.
  3. Tenha em mãos dois saquinhos plásticos, coloque um dentro do outro, para que assim possa colocar a máscara descartável.
  4. Após colocar a máscara dentro dos saquinhos, jogue-a preferencialmente no lixo do banheiro (lixo comum).
    Caso em sua casa tenha outros resíduos de pacientes com o vírus ou sob suspeita, é importante identificar o lixo e não encher a sacola.
  5. Após o descarte das máscaras, lave as mãos novamente.

Já as máscaras reutilizáveis devem ser higienizadas com água quente e sabão após cada uso, segundo indicações da OMS (Organização Mundial de Saúde), essas máscaras podem ser reutilizadas após a lavagem até 30 vezes antes do descarte correto.
De pano ou descartável o destino das máscaras devem ser os mesmos: depois de embaladas em um saco plástico sem serem misturadas com outros materiais recicláveis devem ser encaminhadas para o lixo comum.
Pequenas atitudes como esta podem evitar que os catadores de resíduos sólidos entrem em contato com materiais contaminados e auxiliar na redução dos níveis de poluição do meio ambiente – principalmente a vida marinha.

O Cemitério Vertical de Curitiba acredita que, através de atitudes simples como a utilização correta e o descarte apropriado das máscaras de proteção, pode-se cuidar de si e de tudo o que está ao seu redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *