O OUTUBRO ROSA é um mês dedicado para a prevenção ao câncer de mama, uma doença que atinge na maioria das vezes as mulheres, mas que também ocorre em homens.

O objetivo principal dessa campanha mundial é fazer com que a população saiba sobre as prevenções e consequências desse tipo de câncer. 

Para lembrar da importância da prevenção e em sinal de apoio a esta causa, vários pontos da cidade se iluminam com luzes e laços cor-de-rosa. 

Cemiterio
Cemitério Vertical de Curitiba, iluminação Outubro Rosa

O autoexame é muito importante, mas ele não é o suficiente para identificar a doença. Ir ao médico e fazer os exames com frequência é o mais indicado, pois quanto antes for descoberto o câncer mais rápido e fácil será a cura. 

O câncer de mama é causado por vários fatores, dificilmente apenas com um elemento é possível desenvolver a doença. Mesmo assim, listamos algumas coisas que podem influenciar a presença de tumores benignos ou malignos. 

– Fator genético e hereditários: Se você tiver um histórico familiar, precisa dar uma atenção maior sobre o câncer de mama, e realizar exames com mais frequência.

– Fator histórico reprodutivo ou hormonal: Acontece quando sem tem uma maior exposição ao desiquilíbrio hormonal. 

– Fator comportamental: A obesidade e a falta de atividade física são causas que precisam de mais atenção. Assim como, exposição à radiação ionizante com muita frequência. 

O fator comportamental é importante pois você mesmo pode “controlar”. Pode-se dizer que a alimentação e a atividade física são os fatores mais essenciais para a prevenção ao câncer. É possível reduzir 28% as chances de desenvolver a doença, por isso é necessário ter alguns cuidados com a alimentação. 

Reduzir ao máximo o consumo de frituras e industrializados, mas também acrescentar alimentos no seu dia a dia como: 

Frutas vermelhas: Amora, cranberry, cereja, framboesa e morango. Pois essas frutas têm propriedades antioxidantes, que são capazes de combater os danos causados pelos radicais livres, moléculas que atacam o DNA das células e provocam erros que podem levar ao câncer de mama e a outros tipos de tumores. 

• Frutas e legumes amarelos e laranjas: Abóbora, batata-doce, cenoura, manga e mamão. Elas possuem betacaroteno, uma substância que pode proteger o material genético da célula contra o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. 

• Frutas cítricas: Pois elas possuem vitamina C, um antioxidante poderoso. 

• Castanhas e outras sementes oleaginosas: São fontes de vitamina E, que atuam em conjunto com a vitamina C, aumentando ainda mais o combate aos danos causados pelos radicais livres. 

• Brócolis e outros vegetais de folhas verde-escuras: Substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo e a prevenção de doenças. Oferecem substâncias que atuam especificamente na prevenção, como os glucosinolatos, que combatem o estresse oxidativo, e o sulforano, que previne a formação de células cancerosas. 

• Chia e linhaça: Sementes que contém ferro, ômega 3 e fibra. São essências para a imunidade do nosso organismo. 

Além de cuidar da alimentação, é recomendável praticar exercícios físicos, nem que seja uma caminhada diária de 15 minutos. 

O autoexame é importantíssimo, mas a consulta periódica com o médico e a mamografia são essenciais. 

O Cemitério Vertical apoia essa causa! 

A prevenção e a conscientização salvam vidas!

Acompanhe a outra matéria sobre o Outubro Rosa no site da Revista Vertical – https://revistavertical.com.br/saude/outubro-rosa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *