Novembro Azul

Como forma de atenção e prevenção a certas doenças que são silenciosas e podem matar, foram criadas datas especiais para lembrar da importância de estar com os exames em dia. O outubro rosa, que é destinado a prevenção do câncer de mama, e o novembro azul, que é destinado à prevenção ao câncer de próstata, são exemplos dessa iniciativa.

Neste mês de novembro, queremos lembrar da importância de fazer os exames periódicos para combater ao câncer de próstata, que é a causa de 28,6% de morte da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

O objetivo principal da campanha é o alerta as pessoas sobre os problemas que a doença pode causar. São realizadas diversas ações para que a população se conscientize sobre os riscos.

O câncer de próstata não demonstra sintomas em sua fase inicial, aparecendo já no estágio avançado da doença. Isso dificulta as chances de sucesso dos tratamentos e é exatamente por isso que os exames preventivos são tão importantes.

FATORES AGRAVANTES E SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Esses são alguns dos sintomas:

  • Dor óssea
  • Dor ao urinar
  • Vontade constante de urinar
  • Presença de sangue na urina ou sêmen

Existem fatores que podem aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de próstata. São eles:

● A idade avançada – no Brasil a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

● Histórico de câncer na família – homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

● Sobrepeso e obesidade – estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

A prevenção para garantir a “cura” deste câncer é o diagnóstico precoce. Mesmo com a ausência de sintomas, homens depois dos 45 anos são considerados público de risco da doença. Por isso, é importante ir ao urologista periodicamente, para conversar sobre os exames necessários para sua saúde.

DICAS PARA EVITAR O CÂNCER DE PRÓSTATA

Já foi comprovado que alimentos ricos em nutrientes são essenciais para a prevenção de qualquer tipo de câncer, como frutas, legumes e verduras com cores fortes.

Frutas vermelhas, legumes amarelos e laranjas, brócolis e outros vegetais de folhas verde-escuras, frutas cítricas, chia e linhaça são alimentos ricos em nutrientes que exercem uma barreira positiva no seu organismo.

Além disso, é necessário manter um peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e se possível, evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

O Cemitério Vertical apoia essa causa.

A prevenção e a conscientização salvam vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *